Imagem 1

Categoria: IPS Especial

“Corpo da mulher não pode ser subordinado a objetivos demográficos”, alerta diretora executiva da UNFPA

Na seleção de estudos e pesquisas internacionais da semana: a alta taxa de infertilidade mundial e os direitos das mulheres nas questões demográficas. A crítica da Oxfam contra a austeridade exigida pelo FMI sobre 17 países. E a pergunta que não quer calar: “quando o acesso à internet será considerado um direito humano?”

Leia mais

Mulheres na política, uma questão de sobrevivência

A atuação no parlamento não é mais exclusivo aos homens. Mais de um século após as primeiras ações do movimento sufragista, as mulheres conquistaram ocuparam esses espaços, porém a paridade está muito aquém e a demanda é urgente: 1 bilhão de mulheres em idade reprodutiva encontra-se subnutrida.

Leia mais

A luta do Brasil contra a mentira e a desinformação

País assume protagonismo em conferência da Unesco que pressiona pela regulação das plataformas digitais. Enquanto isso, Lula informa à sociedade brasileira sobre os três compromissos do Banco Central, em entrevista a Reinaldo Azevedo, na BandNews.

Leia mais

Inflação no teto e crescimento mundial em baixa

Na seleção de estudos e pesquisas da semana: as baixas expectativas de crescimento do FMI; o alerta das Nações Unidas contra as políticas de austeridade; a volta do Brasil à Celac e as principais demandas da Declaração de Buenos Aires, assinada por 33 países da América Latina e do Caribe.

Leia mais

761 milhões completaram ou ultrapassaram os 65 anos

Somos capazes de ampliar a expectativa de vida, mas incapazes de extinguir as relações violentas e abusivas de trabalho. Capazes de conter a destruição da camada de Ozônio, mas incapazes de ensinar 671 milhões de crianças e jovens a ler mostram os estudos e pesquisas divulgados neste mês de janeiro na Inter Press Service (IPS).

Leia mais

A realidade dos fatos

Seleção dos principais estudos internacionais da semana – Survival of the richest (Oxfam), World employment and social outlook: Trends 2023 (OIT), La seguridad alimentaria y la nutricion em el Mundo (FAO), Tendencias mundiales de la libertad de expresión 2021-2022 (Unesco) e Transforming education with equitable financing (Unicef) – divulgados pela Inter Press Service (IPS).

Leia mais