Imagem 1

Categoria: Mundo

Problemas de saúde mental se agravam entre as mulheres afegãs

Desde que os talibãs voltaram ao poder no Afeganistão, em 2021, muitas mulheres estão enfrentando sérios problemas de saúde mental, geralmente em silêncio, com medo das consequências caso falem abertamente sobre o assunto

Leia mais

ONU clama pelo fim da guerra no Sudão

Chefe de direitos humanos das Nações Unidas pede o fim dos confrontos e das mortes, além de mais recursos para ajudar a população civil, que corre risco de fome

Leia mais

Cuba e EUA mantêm intercâmbios apesar das persistentes divergências

Monumento inspirado na bandeira cubana em frente ao edifício da embaixada dos EUA em Havana. Em 15 de maio, o governo do presidente Joe Biden retirou a ilha da lista de países que, na opinião de Washington, “não cooperam plenamente” com os esforços antiterroristas dos EUA. Imagem: Jorge Luis Baños / IPS.

Leia mais

As vozes da distopia

Os partidos neofascistas apresentam-se hoje com votações acima de 15 por cento em 19 países da Europa e só não possuem representantes nos parlamentos da Lituânia, Malta e Irlanda. Cada vez mais a atuar como aliada preferencial da direita tradicional, dita democrática, a extrema-direita articula-se em frentes, elabora planos internacionais e confia no que acredita ser inevitável: a conquista do poder em todos os países. É o vislumbre de um mundo sombrio, distópico e miserável.

Leia mais

Milei comemora sucesso econômico enquanto os argentinos ficam mais pobres

Entre dezembro e fevereiro foram perdidos 63.000 empregos formais na Argentina. Março e abril foram meses de destruição do emprego na indústria e no comércio, devido à quebra de atividade, que se refletirá nos dados oficiais.

Leia mais

Os últimos anos do planeta Terra

A Humanidade defronta-se com o momento de decidir sobre a própria sobrevivência. Analistas mais lúcidos avançam na avaliação e contestam o modelo de produção capitalista poluente e devastador.

Leia mais

“Silêncio diante de 35 mil mortos em Gaza deveria envergonhar a humanidade”, afirma chanceler sul-africana

Durante a Conferência Global Antiapartheid, em Joanesburgo, Naledi Pandor defendeu ação sul-africana contra Israel na Corte Internacional de Justiça e convocou ampla mobilização internacional em solidariedade ao povo palestino

Leia mais

Viagem sem refúgio

Os partidos de direita e, principalmente, os de extrema-direita fazem uso político do que chamam de “invasão” de imigrantes e assustam a classe média que já se defronta com a crise econômica, assiste em sobressalto a guerra na Ucrânia e toma conhecimento do grande genocídio em Gaza.

Leia mais

A necropolítica de Israel

O sionismo, ao associar a religião ao nacionalismo belicista em expansão, encarna uma ameaça – para além da Faixa de Gaza – à paz na região, às relações internacionais e à humanidade. A extrema-direita aplaude o genocídio. (Foto de Gaza: Unicef/Reprodução).

Leia mais