Imagem 1

Comitês Norte-NE Memória, Verdade e Justiça realizam encontro aos 44 anos da lei de anistia

Comitês Norte-NE Memória, Verdade e Justiça realizam encontro aos 44 anos da lei de anistia

Nos 44 anos da Lei da Anistia, acontece o “8° Encontro Norte-Nordeste de Comitês e Comissões por Memória, Verdade e Justiça” na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife. A lei perdoou presos, perseguidos e exilados políticos contrários ao regime militar, mas garantiu que torturados e agentes da Ditadura Militar não fossem responsabilizados por seus crimes.

Entre os dias 28 e 29 de agosto, a programação inclui debate sobre o golpe militar de 1964, evento sobre perseguidos e mortos no campo, homenagens a mortos pela ditadura e sobre perseguição à população indígena.

No primeiro dia (28/08), a abertura do evento receberá uma saudação de Adolfo Pérez Esquivel, ativista de direitos humanos argentino, agraciado com o Nobel da Paz de 1980, que falará por meio de uma gravação de 10 minutos. E ao final, em 29/08, haverá a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, e a leitura da Carta do Norte-Nordeste a ser enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda na abertura, alguns dos participantes serão o professor Pedro Rubens de Oliveira (reitor da Unicap); Nilmário Miranda (Ministério da Cidadania e dos Direitos Humanos); Adriano Diogo (Comissão da Verdade Rubens Paiva, de São Paulo) e Edival Nunes Cajá (coordenador do 8° Encontro de Comitês e Comissões do N-NE). Na mesa sobre perseguidos e mortos no campo estarão representantes das Ligas Camponesas e do MST.

A programação completa está sendo finalizada, com participação ampla e representativa, e em breve será divulgada.

Tagged: , , ,

Leave comment