Imagem 1

Categoria: Educação

A mão de Oza – O dever do Estado brasileiro e a universidade contratada

Boa parte do infortúnio da universidade pública brasileira está em uma combinação singular de vícios e virtudes. Enquanto virtuosa, ela é uma instituição cuja realização coincide com nosso melhor projeto de nação, a saber, uma nação radicalmente democrática. Desse modo, é de sua natureza ser um lugar autônomo de conhecimento e dispor-se à longa duração. Deve ademais representar, neste país gigantesco, um comum padrão elevado de ensino, pesquisa e extensão e, logo, uma qualidade comensurável em seus diversos rincões.

Leia mais

Ensino secundário, o maior gargalo da educação brasileira

Os desafios educacionais do país são colossais. Em 2023, havia 47,3 milhões de estudantes matriculados na educação básica e 6,5 milhões em cursos universitários. Além disso, existem 68 milhões de brasileiros sem escolaridade básica.

Leia mais

Avanço contemporâneo do conhecimento

Encaro meu papel social de diletante como trabalhador do conhecimento. A Ciência Cidadã é baseada na participação informada, consciente e voluntária – e gratuita.

Leia mais

Lançamento: A Ciência da Psicanálise, de Luciano Elia.

No dia 11/10/2023, 4a feira, na Livraria da Travessa Ipanema, Rio de Janeiro, a partir das 19 horas.

Leia mais

Desigualdade Educacional

No Brasil, em 2022, havia 49 milhões de pessoas de 15 a 29 anos de idade. Dentre essas pessoas: 15,7% estavam ocupadas e estudando; 20,0% não estavam ocupadas nem estudando; 25,2% não estavam ocupadas, porém estudavam; e 39,1% estavam ocupadas e não estudando.

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: Sobre acolhimento e respeito em ações afirmativas[1]

1] Aula inaugural do semestre 2023.1 da Universidade Federal do Pampa. Agradeço o honroso convite do amigo e reitor da UNIPAMPA, Roberlaine Ribeiro Jorge, que tem travado conosco o bom combate em defesa dos melhores valores da universidade pública.

Leia mais