Imagem 1

Programas – de 27 de outubro a 3 de novembro

Programas – de 27 de outubro a 3 de novembro

*Adiamento da entrega do conceituado prêmio LiBeratur 2023 à autora palestina Adania Shibli gerou indignação e repúdio na Feira do Livro de Frankfurt. Justificativa do organizador do evento: conflito na Faixa de Gaza. O filósofo esloveno Slavoj Žižek classificou a decisão como “escandalosa”. Foi também cancelado um debate entre Shibli e seu tradutor alemão, Günther Orth. O romance, premiado em edição em inglês, tem o título Minor detail e acaba de ser lançado na Alemanha. Aguardar o lançamento aqui.

*Seguindo o conflito na Palestina, e para quem deseja conhecer com detalhes e honestidade a conturbada e castigada região colonizada há décadas, o livro Nazismo y Sionismo: La Colonización Sionista na Palestina, de Iván Gómez Avilés (Mandala Ediciones/Madri, de 2019) e Haavara – O Acordo de Transferência – a Dramática História do Pacto entre a Palestina Judaica e o Terceiro Reich, de Edwin Black. (Ide@ Editora).

*Trecho da Carta em Solidariedade à Palestina de professoras e professores da UFABC: “(…) É inaceitável que em pleno século 21 continue a existir um regime colonial. Solidarizamo-nos com o povo palestino e reafirmamos o que é dito pela Carta das Nações Unidas: povos oprimidos têm o direito de resistir e lutar por sua libertação”.

*A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito, estreou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com Pâmela Germano, Isamara Castilho, Caio Horowicz, Julianna Gerais, Gabriela Carneiro da Cunha e Philipp Lavra. O filme tem esse dístico: “24 horas são suficientes para mudar tudo e fazer história”, e acompanha as dramáticas 24 horas de confronto com militares, em outubro de 1968, vividas pelos estudantes paulistas durante a iminência da invasão da USP, durante a ditadura civil-militar no Brasil. Atenção: a obra ganhou o Troféu Redentor de Melhor Filme de Ficção no Festival do Rio deste ano. Domingo, dia 29, sessão no reserva Cultural. Aqui o trailer.

*Parabéns pelo dia de hoje, presidente Lula. Agora de manhã há festa pública em frente ao Palácio da Alvorada para comemorar os seus bem vividos 78 anos de idade. Parabéns!

*Atenção: hoje, dia 27, às 19 horas, exibição do novíssimo doc de Silvio Tendler, Ato de Resistência, na Casa de Rui Barbosa, Botafogo, Rio de Janeiro. Filme de Silvio e dos coautores Patrick Granja e Fabiano Skinner, o lançamento nacional é organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A sessão é acompanhada de debates com os jornalistas Altamiro Borges, Renato Rovai e Hildegard Angel, e de Alex Santini (presidente da Casa de Rui Barbosa) e Luiza Arruda.

*A ideia do filme nasceu no Encontro do Movimento Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais iniciado em 2010 e, em seguida se estendeu quando do grande evento desse grupo, ano passado, em Maricá.

*Até o dia 13 de novembro, a exposição Funk! Um grito de ousadia e liberdade noMuseu de Arte do Rio com o funk cariocaatravés da história. Programa imperdível, a mostra apresenta a matriz cultural urbana,periférica, a suadimensão coreográfica, ascomunidades eos seusdesdobramentos estéticos, políticos e econômicos. De terça a domingo, das 11 às 18h00.

*Novo filme da cineasta, roteirista e atriz Helena Ignez, A Alegria é a Prova dos Nove, na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Já esteve no Festival de Cinema de Tiradentes, na Alemanha, no 40th Filmfest München, e em Portugal. No próximo dia 30/10, às 15h10, no Reserva Cultural. Helena interpreta Jarda Ícone, artista, sexóloga e roqueira octogenária, e Ney Matogrosso faz Lírio Terron, defensor dos direitos humanos. Amigos e amantes de longa data, os dois retomam lembranças de décadas atrás, no Marrocos.

*Cultura Brasileira – O jeito de ser e de viver de um povo é organizado por Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo e reúne treze ensaios de estudiosos preocupados com o que nós, brasileiros(as) somos, como vivemos e como sentimos. Apresentado como “histórias da aventura brasileira moderna sem chave de ouro, sem certezas e sem desfecho previsível”. (Alameda).

*Ler – ou reler – O Valor Volta à Política. (Sesc/SP e Ed. Unifesp 2023), reunião de artigos do professor Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, publicados no Valor Econômico entre 2011 e 2015. Com comentários do autor produzidos em 2021, é a discussão da política a partir da filosofia e da história. Nas principais prateleiras de várias livrarias.

Veja Também:  Congresso cria semana virtual; autoridades vão a Lisboa em convescote de Gilmar Mendes e STF deve retomar porte de drogas

*Celebrando 80 anos da publicação de O Pequeno Príncipe, do piloto francês Antoine de Saint-Exupéry, a exposição imersiva Pegadas do Pequeno Príncipeestá em cartaz no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro. É uma jornada de uma hora através do universo desse grande clássico da literatura e um dos livros mais lidos do mundo. De terça a domingo, das 10h15 às 21h00.

*A Editora Draco lança a pré-venda, no Catarse, do quadrinho Pobrefobia – Vivências das ruas com Padre Júlio Lancellotti, de Rogério Faria, Laura Athayde, Lila Cruz, Luiza Lemos e Raphael Salimena. Trabalho a partir de relatos nas rodas de conversas do Padre Júlio com pessoas em situação de rua, na Paróquia de São Miguel Arcanjo, Mooca, em São Paulo.

*Nesse volume, quatro narrativas abordam as experiências com preconceito, marginalização e diversas formas de violência sofridas por essas pessoas – a chamada pobrefobia. O termo deriva de aporofobia, cunhado por Adela Cortina, professora de Ética e Filosofia Política da Universidade de Valência, que descreve o medo, aversão e hostilidade às pessoas pobres e à pobreza. A Paróquia São Miguel Arcanjo, coordenada pelo padre Júlio Lancellotti, distribuirá gratuitamente 500 exemplares às pessoas em situação de rua. De cada exemplar adquirido na pré-venda do Catarse, cinco reais serão doados pela editora Draco à paróquia e às diversas campanhas do Padre Lancellotti, de assistência e cuidado com as pessoas em situação de rua.

*A 18ª edição do Fest Aruanda, em João Pessoa, de 30 de novembro a 06 de dezembro, na rede Cinépolis do Manaíra Shopping, com entrada franca. Curtas-metragens paraibanos já estão selecionados para a mostra competitiva, Sob o Céu Nordestino. Este ano o tema do festival é O cinema que ensina o mundo a enxergar o Brasil. Reforça o papel do cinema brasileiro e resgata a importância histórica de produções que ajudaram a “enxergar o Brasil”, como Aruanda, de Linduarte Noronha, de 1960, e de obras do Cinema Novo daquela década.

*Indicação: dar uma espiada na segunda temporada da série Corpos Periféricos, da produtora Couro de Rato. Os episódios: Alcateia, Encontrar Caminhos, Pipeiros e Xipeiros de Belfort Roxo e Vida de Capoeira. Trabalho dedicado e de qualidade. Assista aqui.

*A cantora Cynara, do Quarteto em Cy, faleceu aos 78 anos de idade. Sua companheira, Cybele, morreu em 2014, aos 74 anos. Cyva e Cylene são suas colegas, também baianas, todas elas integrantes originais do grupo que estreou em 1964, um dos vocais mais queridos da MPB produzida durante os anos 60. Em particular, da época da bossa nova do Beco das Garrafas, em Copacabana, onde o quarteto era uma das estrelas.

*Grata notícia: A linha de sombras, O coração das trevas e Lord Jim, clássicos de Joseph Conrad,são novos lançamentos, em capa dura, da Nova Fronteira. Tradução de Marcos Santarrita e prefácio inédito de Braulio Tavares em Lord Jim, o relato de uma trajetória do protagonista perseguido pelos próprios demônios. E enredo pontuado pelas reflexões sobre a existência humana.

*De olho no próximo dia 19, véspera do Dia da Consciência Negra, na Av. Paulista para onde está sendo organizado um desfile com mais de mil ritmistas – um festejo formidável do Dia da Igualdade Racial.

*O documentário Partido, com Fernando Haddad como personagem central, será exibido na 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, hoje, dia 28 e dia 31. Direção de César Charlone, Sebastián Bednarik e Joaquim Castro, ele acompanha Haddad durante sua campanha para a eleição de 2018, segue o então candidato em suas idas a Curitiba para visitar Luiz Inácio Lula da Silva na prisão e o périplo do atual Ministro da Fazenda nas eleições daquele ano.

*Atenção! A Escola de Cinema Darcy Ribeiro lança novos cursos online para profissionais e estudantes do setor audiovisual de todo o Brasil. Ruy Guerra, Jorge Durán, Aluízio Abranches e Flávio Tambellini fazem parte do corpo docente e vão ministrar masterclasses em vídeo. Os dois novos cursos são Audiovisual e Mídias Digitais e Pós-Produção de Imagem e Som para Cinema, TV e Mídias Digitais. Início dia 20 de novembro.

*As informações acima são fornecidas por editoras, produtoras e exibidoras.

Tagged: , , , , , , ,

Leave comment