BAHIA: Governo presente cuida da gente

“Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um negacionista”, afirma Lula sobre 2026

“Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um negacionista”, afirma Lula sobre 2026

SE NECESSÁRIO, FAZ O L DE NOVO

O presidente Lula afirmou nesta terça-feira (18) que pode se candidatar novamente à presidência do Brasil em 2026. Em entrevista à Rádio CBN, ele enfatizou que é cedo para discutir uma possível reeleição, tendo cumprido apenas um ano e sete meses de seu terceiro mandato, e mencionou que há “muita gente boa” para se candidatar ao cargo. No entanto, declarou que “se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram este país voltem a governar, pode ficar certo que meus 80 anos virarão 40 e serei candidato”.

As eleições de 2026 acontecerão no início de outubro, quando Lula estará prestes a completar 81 anos. No entanto, o presidente reiterou que, se sua saúde permitir e se for necessário para derrotar a extrema-direita, ele não hesitará em buscar um quarto mandato presidencial.

“Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista. Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um negacionista, como nós já tivemos”, afirmou Lula, em clara alusão ao ex-presidente Jair Bolsonaro, considerado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (Correio da Manhã).

POR UM BC ALINHADO AO POVO

O presidente Lula voltou a criticar duramente nesta terça-feira (18) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, acusando-o de prejudicar a economia brasileira. Ainda durante sua entrevista à CBN, Lula afirmou que Campos Neto carece de autonomia e mostra um viés político que mais atrapalha do que ajuda o país. O presidente sublinhou a necessidade de políticas monetárias que incentivem o crescimento econômico e ressaltou que o Banco Central é a única “coisa desajustada” na atual conjuntura brasileira.

Após sete reduções consecutivas na taxa de juros, o mercado financeiro espera – diz a mídia oligárquica – que o BC mantenha a Selic em 10,50%, decisão que, se confirmada, representará uma pausa no ciclo iniciado em agosto de 2023. Lula argumentou que a taxa de juros atual é excessiva e prejudicial para o setor produtivo.

Campos Neto foi nomeado para chefiar o Banco Central em 2019 pelo governo do então presidente Jair Bolsonaro, e seu mandato termina no final deste ano. Lula afirmou que planeja nomear para o cargo “uma pessoa madura, calejada, responsável, que tenha respeito pelo cargo que exerce, que não se submeta a pressões de mercado e que faça aquilo que for de interesse de 213 milhões de brasileiros”. (La Nación, Reuters).

A AMAZÔNIA TEM PRESSA

E na segunda-feira (17), Lula exigiu ação mais rápida do governo no combate ao crime organizado na Amazônia, e lamentou a demora de ano para o início do plano de segurança para a região, conhecido como AMAS, enfatizando a urgência em acelerar o projeto. “É importante que a gente apresse um pouco o processo (…). Porque o mandato é só de quatro anos, daqui a pouco a gente termina o mandato, não consegue executar, vem outro e não executa mais, o dinheiro desaparece e acabou”, declarou o presidente durante a cerimônia de assinatura, realizada no Palácio do Planalto, para a transferência de 318 milhões de reais destinados ao financiamento do plano, com recursos do Fundo Amazônia.

Veja Também:  Presidente Lula, não morda essa isca, mesmo que ela se multiplique. Ouça o Podcast.

O AMAS é o primeiro projeto financiado pelo Fundo, criado pela Noruega e apoiado por outros países com o objetivo de combater crimes ambientais na região. O Centro Internacional de Cooperação Policial em Manaus será estabelecido para reunir informações e coordenar a fiscalização, usando helicópteros, barcos de patrulha e 34 bases em toda a Amazônia (Público).

MARIELLE E ANDERSON, PRESENTES

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade, nesta terça-feira (18), tornar réus os acusados de serem os autores intelectuais do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Entre os réus estão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), seu irmão Chiquinho Brazão, deputado federal (sem partido-RJ), o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa e o major da Polícia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, destacou em seu voto fortes indícios de ligação entre os interesses da organização criminosa e os homicídios, justificando a competência do STF para julgar o caso. Ele foi acompanhado pelos ministros Flavio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Carmen Lúcia.

Com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) acolhida, o processo agora entra na fase de instrução, com coleta de provas, depoimentos e interrogatórios. Luiz Augusto Santos Lima, subprocurador-geral da República, ressaltou a perigosa relação entre milícias e candidatos a cargos eletivos no Rio de Janeiro, apontando que as milícias controlam territórios e favorecem negócios imobiliários dos irmãos Brazão.

Marielle e Anderson foram assassinados a tiros em 14 de março de 2018, na região central da capital fluminense. A Polícia Federal sugere que divergências políticas e a atuação da vereadora contra a grilagem de terras em áreas controladas por milícias possam estar entre os motivos do crime (Prensa Latina).

TÁ JOIA, ENTÃO

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, prestou novo depoimento à Polícia Federal (PF) em Brasília nesta terça-feira (18), para responder a questões sobre a negociação de uma nova joia por emissários do ex-presidente. A peça foi descoberta durante uma operação internacional da PF em conjunto com o FBI e faz parte das investigações sobre a possível retenção ilegal de itens de alto valor que deveriam integrar o patrimônio brasileiro. O pai de Cid, o general da reserva Mauro Lorena Cid, também foi convocado a depor, no mesmo horário, mas em outra cidade. Ambos afirmaram desconhecer a existência da nova joia, um bracelete feminino (Prensa Latina).

Tagged: , , , , , , , , , ,