BAHIA: Governo presente cuida da gente

Brasil declara guerra total às fake news

Brasil declara guerra total às fake news


POR TATIANA CARLOTTI

A manchete é do espanhol El Diário que informa sobre as várias medidas, “sem precedentes” que estão sendo implementadas pelo Brasil para combater a desinformação, incluindo a criação de sites específicos para negar notícias falsas, resoluções judiciais e um comitê contra a desinformação em questões de saúde. Além disso, aponta a reportagem, há um aumento no financiamento para a mídia pública e uma lei ambiciosa contra notícias falsas está em discussão, com intensa coordenação internacional. Com aspas de João Brant, secretário de Políticas Digitais do governo Lula e do professor e cientista político Sérgio Amadeu (UFABC), a reportagem traz o debate em torno da retomada do PL das fake news, retirado do Congresso após pressão do lobby tecnológico e da oposição de Bolsonaro. “O governo Lula agora busca aprovar rapidamente esse projeto, enquanto enfrenta desafios como a ameaça de Elon Musk de restaurar perfis que foram bloqueados por disseminar desinformação”, diz o texto. O tema também ganhou cobertura na Agência Nodal.

Já a cubana Prensa Latina informa que a esquerda brasileira vem migrando, em meio aos ataques de Elon Musk à soberania brasileira, para a rede social Bluesky. Este fenômeno de transferências conta com a participação ativa de figuras como Lindbergh Farias, Jean Wyllys, Randolfe Rodrigues, bem como de militantes e membros do governo, incluindo Paulo Pimenta e Jorge Messias. Acesse a Bluesky em: https://bsky.app/

ZARA E H&M

Um exemplo contundente de como o desmatamento é financiado pelas multinacionais. Estudo da ONG britânica Earthsight, divulgado nesta quinta-feira, revela que as multinacionais Zara e H&M usaram algodão brasileiro associado ao desmatamento ilegal, apropriação de terras, violência e corrupção. Segundo a ONG, foram mais de 800 mil toneladas de algodão “sujo” detectadas em artigos de vestuário e têxteis. E pior: o algodão contava com a certificação Better Cotton, classificado como “ético e ecológico”. Por mais de um ano, a Earthsight analisou imagens de satélite, decisões judiciais, registos de embarque, chegando a ir disfarçada em feiras comerciais globais para localizar e seguir o destino do algodão produzido no Cerrado brasileiro e vendido entre 2014 e 2023 a oito fabricantes de vestuário fornecedores da Zara e H&M. O documento informa que mais de metade do Cerrado foi desmatado para a agricultura em grande escala, nomeadamente para algodão; e a previsão é de que em 2030, o Brasil ultrapasse os EUA como maior exportador de algodão do mundo. As acusações foram divulgada pela Euronews, que traz uma reportagem extensa, pelos veículos portugueses Correio da Manhã, Público, Expresso, pela alemã DW e pelo argentino Clarín.

PETROBRAS NA MIRA

Incomodadíssimos com a não distribuição de dividendos extraordinários da Petrobras no último trimestre de 2023, as corporações financeiras ganharam espaço no francês Le Figaro, que traz a reportagem “No Brasil, o intervencionismo de Lula nas grandes empresas preocupa”, com acusações sobre um suposto intervencionismo do governo, que anunciou em março a medida, causando “um grande impacto” e “deixando muitos observadores preocupados” segundo o jornal francês. The Brazil Report, por sua vez, destaca sobre o tema as declarações do ministro da Energia que aponta: Lula não participou da decisão sobre dividendos. “A alegação de que o Presidente Lula participou desta decisão é infundada”, lembrando que é “natural” que os membros do conselho nomeados pelo governo “ouçam” a administração. A reportagem também destaca a postura do gigante Goldman Sachs que vem aconselhando seus clientes a apostarem contra o desempenho das ações das empresas estatais brasileiras, investindo em rivais privados.

LULA EM BOGOTÁ

Na próxima quarta-feira (17), o presidente Lula estará na Colômbia, onde participará da abertura da 36ª Feira do Livro de Bogotá (Filbo) que homenageará o Brasil. Durante a viagem oficial, o brasileiro discutirá o processo eleitoral venezuelano com o presidente colombiano, Gustavo Petro, além de vários assuntos da agenda regional. Lula e Petro concordam que isolar a Venezuela não é eficaz e continuam comprometidos em promover o diálogo entre o governo e a oposição para garantir eleições livres e transparentes, informa o colombiano El Tiempo e a cubana Prensa Latina.

Veja Também:  Bolsonaro é destaque na mídia externa com facada e corrupção

HAITI

Nesta quarta-feira (10), informa Prensa Latina, o governo brasileiro realizou uma operação para a evacuação de sete cidadãos brasileiros do Haiti, devido ao agravamento da situação de segurança no país sob profunda crise humanitária e com 80% de sua população desempregada, após o assassinato, em 2021, do presidente Jovenel Moïse. Os brasileiros foram transportados em dois voos de helicóptero para a cidade fronteiriça de Jimaní, na República Dominicana. Outros 59 brasileiros decidiram permanecer no país ou sair por meios próprios.

JUSTIÇA!

A Câmara dos deputados do Brasil decidiu nesta quarta-feira manter em prisão preventiva o deputado federal Chiquinho Brazão, detido em 24 de março pela PF sob acusação de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). Foram 277 votos a favor, 129 contra e 28 abstenções. Além do deputado, foram presos seu irmão, Domingos Brazão, alto funcionário do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa. A prisão preventiva foi determinada pelo juiz Alexandre de Moraes, relator da investigação do homicídio de Marielle Franco no Supremo Tribunal Federal (STF), informa o jornal angolano O Guardião e The Brazilian Report.

GOLPISTAS NA PRISÃO

Nesta quinta-feira (11), subiu para 188 o número de pessoas condenadas por participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, após o Supremo Tribunal Federal (STF) sancionar outros 15 envolvidos nos episódios antidemocráticos, levando em conta as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Cada acusado foi julgado individualmente no plenário virtual do STF pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de bens declarados, informa a cubana Prensa Latina.

DIREITOS HUMANOS

O português Correio da Manhã informa que o governo brasileiro estabeleceu nesta quarta-feira o direito dos presos transexuais e não-binários de escolher a prisão de preferência com base em autodeclaração de identidade de gênero. A norma, publicada no Diário Oficial da União, prevê que os juízes perguntem aos presos durante o processo a sua autodeclaração de identidade de gênero e, no caso dos presos transexuais e não-binários, a sua preferência sobre se querem cumprir a pena numa unidade penitenciária masculina ou feminina.

DENGUE

O Brasil ultrapassou três milhões de casos de dengue em pouco menos de três meses e meio, o que faz desta a pior epidemia de dengue da nossa história. Dados divulgados nesta quinta (11) pelo Ministério da Saúde indica 3.062.181 casos prováveis de dengue, com uma taxa de incidência histórica de 1.508 contágios por cada 100 mil habitantes. Em pouco mais de 20 dias o país contabilizou cerca de um milhão de casos. Ainda assim, a taxa de infecção começou a cair e a estabilizar na grande maioria dos estados do país. Foram registradas 1.256 mortes, além de 1.857 mortes em investigação, informa o português Expresso. O tema também ganhou cobertura no The New York Times que além dos números, aponta o anúncio nesta quarta-feira de “resultados promissores” de um ensaio clínico de uma nova vacina contra a dengue. “No entanto, a produção em massa da vacina não será rápida o suficiente para conter o atual surto ou preparar-se adequadamente para futuros ciclos da doença”, aponta o texto.

ACIDENTE

Um ônibus turístico capotou nesta quinta-feira numa estrada na Bahia. O veículo com 32 pessoas saiu do Rio de Janeiro rumo a Porto Seguro. Dez pessoas morreram e 24 ficaram feridas, após o ônibus da empresa RM Viajes y Turismo se desviar da pista e cair em uma vala, informam o português Público e a cubana Prensa Latina.

Foto em destaque: @Joédson Alves/ Agência Brasil.

Tagged: