BAHIA: Governo presente cuida da gente

Programas 21 a 28 de outubro

Programas 21 a 28 de outubro

* No YouTube: a íntegra da caminhada emocionante do presidente Lula pelas ruas centrais de Porto Alegre… * Entrevista coletiva de Lula à imprensa, no Rio de Janeiro (20.10)… * Nova versão do clipe Sem Medo de Ser Feliz será divulgada na próxima semana, a última de campanha das eleições… * Até o próximo dia…

* Programa essencial: informar-se sobre o que disse Lula na entrevista coletiva para a imprensa concedida no Rio de Janeiro, ontem, dia 20 deste mês. Lula: “Nós sabemos como ele age. O cara é um mentiroso muito profissional. Mente com a maior desfaçatez. Não está preocupado”. 

* ”Vamos enfrentar sempre sem entrar no jogo rasteiro e no lamaçal que ele quer nos jogar. Vamos continuar tentando convencer o povo brasileiro de que somos o melhor para o país, de que temos uma experiência acumulada – não só do Lula e do PT, mas do Alckmin que governou 16 anos São Paulo – para a gente retomar a economia”. E o ex-presidente destacou o legado de seus governos para resolver os problemas do país, ”maiores hoje do que quando assumi o primeiro mandato em 2003”. 

* Se não viu nem ouviu o ex-presidente Lula no mais recente debate com seu adversário, convém se informar e/ou relembrar de suas observações. Na ”lata”, na cara do antagonista mentiroso, ele disse, calmamente: “O candidato sabe que quem cuida de crime organizado não sou eu. Quem tem relação com miliciano e crime organizado, ele sabe que não sou eu, e sabe quem tem. Sabe inclusive da culpabilidade que foi o crime organizado que matou a Marielle no Rio de Janeiro”. Do outro lado, silêncio. 

* O presidente Lula comentou também, nesse mesmo programa: “Os bandidos, o senhor sabe onde estão. Tinha um vizinho seu que tinha cem armas dentro de casa. O senhor sabe. Esse não era da favela do Complexo do Alemão. Esse morava no apartamento na Avenida Copacabana. [O senhor] acha que bandido tá só no lugar dos pobres? Grandes bandidos estão no lugar dos ricos”.

* Atenção: programa de lavar o coração é ouvir a nova versão do clipe Sem Medo de Ser Feliz a ser divulgado na próxima semana, a última de campanha das eleições. Lula e dezenas de artistas se reuniram no Teatro Oi Casagrande, no Leblon, Rio de Janeiro, para gravar com Zélia Duncan, Pitanga, Leoni, Fernanda Abreu, Macalé, Moacyr Luz, Beth Mendes, Wagner Tiso, Louise Cardoso, Patrícia Pillar, Luana Carvalho,  Ana de Holanda, Lucélia Santos, Maité, Stela Miranda, Paula Burlamaqui, Tony Bellotto, Camila Pitanga, ConceiçãoEvaristo,  Silvio Tendler,  David Tygel, Gregorio Duvivier, Preta Gil entre outros. Assista abaixo a um trecho da gravação. 

* No youtube, veja na íntegra, a caminhada emocionante do presidente Lula pelas ruas centrais de Porto Alegre, esta semana. Desde o Monumento dos Açorianos até a Praça da Matriz, ele foi acompanhado e saudado por nada menos que 70 mil pessoas. Imagens da festa e comentários pertinentes no site Brasil de fato

* Grande vencedor do Festival do Rio, fique de olho no filme Paloma, de Marcelo Gomes, que agora inicia sua trajetória na 46a. Mostra de São Paulo, mais uma maratona cinematográfica a ser acompanhada com carinho. 

* Kika Sena, arte-educadora, diretora teatral, poeta e performer brasileira é a primeira trans vencedora do Troféu Redentor de Melhor Atriz como protagonista de Paloma, o longa (inspirado em história real) que chega aos cinemas de todo o país no dia 10 de novembro. Anote na agenda. ”É uma oportunidade para os corpes trans estarem em todos os lugares e não só onde a sociedade acha que podemos estar”, diz Kika. 

Veja Também:  O veneno dos dogmas

* Fique de olho também em Paixões Recorrentes, o mais recente filme de Ana Carolina, a super premiada diretora brasileira, autora da conhecida trilogia Mar de Rosas (1977), Das Tripas Coração (1982) e Sonho de Valsa, de 1987. Nas plataformas Tunes, Google, Now, Looke, Vivo Play.

Paixões Recorrentes  ganhou o Premio Humanidade da 46a. Mostra de São Paulo, certame com nada menos de 223 filmes de 60 países, e dezenas de produções premiadas em Cannes e em outros festivais de respeito lá de fora. Além dos 60 títulos de cinema feito aqui: a Mostra Brasil. 

* Outro cartaz/bomba espetacular para anotar na agenda é Argentina, 1985, filme candidato do país vizinho ao Oscar de 2023. Ele também vem do Festival do Rio, já foi premiado em San Sebástian (premio de público) e está em cartaz em 240 países. Foi lançado esta semana na Prime Video.

*Até o próximo dia 30, a plataforma Embaúba Play está realizando gratuitamente a Mostra Embaúba Cinema e Política. Sete filmes brasileiros inéditos em plataformas de streaming já estão disponíveis no seu site durante este período final de segundo turno das eleições presidenciais. Como contribuição ao debate público, os temas educação, saúde, emprego, segurança, economia e democracia são assuntos tratados nos filmes. https://embaubaplay.com/

* Nouriel Roubini roubando a cena econômica com o lançamento de novo livro, Mega ameaças: dez tendências perigosas que põem em risco o nosso futuro e como sobreviver a elas que começou a ser vendido esta semana. Apenas sete páginas do volume, dizem os ‘especialistas’, descrevem um futuro promissor para nós todos. Roubini prevê a chegada de uma grande crise da dívida com dez  “mega ameaças”. Desastres financeiro, econômico, climático,  político e tecnológico. 

* “Políticas sólidas poderiam evitar parcial ou totalmente uma ou várias delas, mas, em conjunto, a calamidade parece quase certa. Muitos dias sombrios nos aguardam, amigos”, prevê o amigo analista. Kindle pela Amazon.  

* Sábado, dia 22 de outubro, na Fábrica Bhering, em Santo Cristo, Rio de Janeiro, lançamento interessante, com um ” fazer experimental de arte”, ou seja, fotolivros, livros experimentais, livro-objeto, livro manifesto, livro exposição, fanzine e livro performance. 

* Exposição no Instituto Moreira Salles paulista aborda a história das imagens históricas do Xingu. A mostra abre dia 5 de novembro, reúne cerca de 200 itens com filmes e obras de comunicadores e artistas indígenas produzidos especialmente para a exposição, e documentos tratam da trajetória da região, desde o século 19 aos dias de hoje. Ainda alvo de disputas e ameaças, o território, no estado do Mato Grosso, é habitado atualmente por mais de seis mil indígenas, de 16 etnias. A trajetória de lutas e resistência do grupo é revisitada nessa exposição,  Xingu: contatos. Grande programa. Com curadoria do cineasta Takumã Kuikuro, do jornalista Guilherme Freitas e da assistente de curadoria Marina Frúgoli.

(L.M.A.R.) 

As informações acima são fornecidas por editoras, produtoras e exibidoras.

Tagged:

Leave comment